sábado, 3 de abril de 2010

40 anos Rotary - Discurso de Leonidas Macedo Filho

>
Presidente Orlando Taveira;
Governadora do Distrito 4760 Sra. Maria Inês Silveira Carlos;
Governador 2010/2011 Wilson Caixeta;
Governador 1988/1989 – João Sidney de Souza Filho;
MM. Juiz de Direito da Comarca - Dr. Renato Zouain Zuppo;
Exmo. Prefeito Municipal Cláudio Donizetti Freire;
Autoridades, Presidentes de Clubes, companheiros, senhores e senhoras:

Nas comemorações do quadragésimo aniversário do Rotary Club de Campos Altos, como presidente fundador e primeiro eleito, não poderíamos deixar de relatar passagens que marcaram e fizeram a história da fundação do clube.

Tudo começou em 08 de Novembro de 1.969, na Governadoria de Paulo Machado de Lima Brandão, do então distrito 458, com sede na cidade mineira de Juiz de Fora.

Exercíamos naquela época a presidência da Câmara Municipal de Campos Altos e fomos procurados pela comissão do Rotary Club de Luz, encarregada de tentar fundar nesta cidade um clube rotário.

A referida comissão nos solicitou a cessão da sala de reuniões da câmara e auxilio para efetuar os primeiros contatos.

Faziam parte da comissão os senhores:

- Dr. Eolo Torres – Presidente do Rotary Club de Luz;
- Dr. José Silvério de Oliveira Leite, representante especial do Governador,
- João Luiz Maciel;
- Dr. Otaviano Souza Vieira;
- Dr. Aristides Telles;
- Laelton Paulinelli de Carvalho – Que mais tarde seria o Prefeito Municipal de Luz;
- Pedro Paulinelli;

Em virtude do alto nível dos solicitantes, finalidade, objetivo proposto e sendo nós, na época, legítimos representantes do povo e dos interesses da comunidade, atendemos de pronto o pedido.

Os representantes do clube fundador convidaram e conseguiram reunir na sede da câmara, o núcleo rotário com 7 (sete) membros da comunidade local, que formaram posteriormente a base do primeiro conselho diretor, composto pelos senhores:

- Lauricí Olimpio de Oliveira;
- Verdi Mendes Gomes de Oliveira;
- Dr. Vantuil Teixeira;
- Dr. Massar Hori;
- Professor Rubens de Oliveira Passos;
- José Godinho de Abreu;
- E este que vos fala.

Para registro da história e reconhecimento público a quem, infelizmente, já não mais esta no plano terrestre, é importante frisar, que após a primeira reunião, tomamos opinião sobre o assunto com o amigo Dr. Luiz Kallil.

O futuro companheiro ponderou favoravelmente, também reconheceu a importância e necessidade de um clube de serviço na cidade, nos incentivou a continuar trabalhando para aquela finalidade e ofereceu os préstimos e auxílio para sucesso do mesmo.

Em 10/12/1969, na Praça de Esportes Vicente Euzébio Filho, sob a presidência de José Silvério de Oliveira Leite, com a presença de 23 dos 24 interessados, foi realizada a reunião de fundação do Rotary Club de Campos Altos. Na sequencia foi eleito o primeiro conselho Diretor do Rotary Club de Campos Altos, que assim ficou constituído:

Presidente: Leônidas Macedo Filho;
Vice: Dr. Luís Gonzaga Kallil Abrãao;
Secretário: Dr. Massar Hori;
Protocolo: Dr. Vantuil Teixeira;
Tesoureiro: Verdi Mendes Gomes de Oliveira;

É importante ressaltar que depois de 40 anos, um é falecido e três integrantes do primeiro Conselho Diretor ainda permanecem nos quadros do clube.

A admissão oficial do clube em Rotary International, ocorreu a 09/01/70, ou seja, apenas dois meses após a primeira reunião, o que constituiu, pelo menos na época, um recorde.

A entrega da carta constitutiva ocorreu em 07/03/70 pelo então Governador do Distrito, Paulo Machado de Lima Brandão, em reunião festiva realizada na sede do Clube Social de Campos Altos.

Esperava-se receber naquela oportunidade em torno de 70 pessoas, mas, felizmente, compareceram 140, entre companheiros e convidados desta e de outras cidades.

Se por um lado a expectativa foi muito superada e proporcionou muita satisfação, por outro, causou também muita apreensão. Imaginem nossa preocupação e dificuldade, bem como do Buffet comandado pela Sra. Claudete Aparecida Kalil Abrahão, para alimentar tantas pessoas.

Foi necessário sugerir a redução da quantidade de comida para cada pessoa. E ainda que os garçons, chefiados pelo Sr. Pagani, que possuía inclusive experiência internacional naquele serviço, servissem rapidamente e não retornassem às mesas já servidas.

A medida, felizmente, possibilitou o contorno do problema e todos os presentes puderam ser servidos.

O que, no entanto não evitou a reclamação de alguns companheiros e o trabalho das esposas. Após a reunião algumas tiveram que preparar um “franguinho” em casa para completar ou reforçar a refeição noturna.

O exercício da presidência provisória e da primeira eleita do Rotary Club de Campos Altos, em dois anos rotários consecutivos, constituiu para nós, um grande orgulho, privilégio e muita satisfação pessoal.

A instituição Rotary, com o auxílio dos amigos e companheiros, possibilitou-nos o maior desenvolvimento pessoal, a oportunidade de ampliar e fomentar significativamente o companheirismo já existente. Assim como a chance de incrementar o quadro de ralações sociais na região e ainda de praticar e difundir o ideal de servir.

Ideal este, para felicidade dos companheiros e em especial da comunidade, desde a fundação, tem sido fartamente praticado pelo glorioso Rotary Club de Campos Altos. Esperamos que a semente plantada, devidamente cuidada, assistida e tão bem germinada, continue, indefinidamente, produzindo muitos e bons frutos em beneficio de todos.

Ao brilhante Clube que auxiliamos a fundação, presidimos, assistimos às grandes realizações e que hoje comemora 40 anos de significativos e relevantes serviços prestados, nossas felicitações e os melhores agradecimentos.

Muito nos honra, orgulha e emociona as homenagens recebidas nesta data, especialmente pela bondade e gentileza do dinâmico companheiro Orlando Taveira. Além das placas, nosso nome foi dado ao novo e originalíssimo marco rotário, concebido pelo genial artista Benedito Leandro.

Aliás é importante ressaltar, que o novo marco rotário foi integralmente custeado, do próprio bolso, pelo competente e entusiasmado presidente Orlando. A quem, assim como ao artista, clube aniversariante, rotarianos, é solicitado para encerrar esta fala uma calorosa salva de palmas.

a) Leônidas Macedo Filho

Nenhum comentário: